13/03/2024 às 19:40 Moda & Beleza Pele

Como maquiar peles maduras?

322
3min de leitura

Dentro da realidade da maquiagem, costumamos chamar de "peles maduras" aquelas que possuem sinais de envelhecimento mais evidenciados - algo natural na vida de qualquer pessoa. Particularmente não gosto de atrelar a ideia de pele madura a uma idade específica (50, 60, 70 anos), afinal, cada pele amadurece de um jeito, influenciada pelos fatores a que é exposta: sol, rotina de cuidados, tratamentos, aspectos genéticos, medicamentos e afins.

Mas pode-se dizer que uma pele é madura quando possui sinais de envelhecimento mais evidentes, tais como rugas, manchas, texturas e linhas de expressão. E por assim ser, a maquiagem numa pele madura é bastante diferente de uma pele juvenil, separei algumas dicas:

  • Reforce a rotina de cuidados 

Os cuidados com a pele são importantes independente da idade, por isso, implementar hábitos saudáveis trarão melhores resultados também na maquiagem. A pele estará bem melhor após uma boa noite de sono, consumindo água, usando filtro solar, hidratante facial, etc. Além disso, é válido o acompanhamento com um dermatologista para indicação dos melhores tratamentos de pele. 

  • "Glow" é a chave

Um dos segredos para a maquiagem na pele madura é realçar o viço e disfarçar as imperfeições. Para isso, gosto de utilizar uma sequência de hidratação: um sérum de ácido hialurônico (para dar o efeito "plumpled"), um hidratante potente, um hidratante iluminador (para ajudar no viço) e caso a pele esteja muito ressecada, um óleo com acabamento mais seco para selar toda hidratação. Isso tudo dando atenção específica também à área dos olhos e lábios.

hidratantes-para-pele-madura-maquiagem
  • Sobrancelhas - reforce o contorno 

A sobrancelha adiciona simetria ao rosto e enquadra nosso olhar. Com o passar dos anos os fios costumam perder a coloração e o volume, para reavivar o aspecto da sobrancelha, utilizo um gel para encorpar os fios, sombra (para um acabamento mais natural), pomada de sobrancelhas (para algo mais marcado), ou ainda, a técnica do soap brows (veja mais aqui) para adicionar mais textura aos fios.

como-fazer-sobrancelha-em-pele-madura-maquiagem
  • Prefira produtos cremosos/líquidos

Peles maduras costumam ser mais secas ou ter mais pontos de ressecamento, de modo que produtos com textura matte não combinam bem, até porque podem acumular nas linhas de expressão. O ditado "menos é mais" vale aqui, a quantidade de produto é menor e a aplicação mais difusa.

Bases mais líquidas como a Studio Radiance (da MAC) e a BT Skin (da Bruna Tavares) vão bem, combinadas com iluminadores líquidos/cremosos, assim como blushes na mesma textura. Os corretivos, também vão melhor quando não são matte e com cobertura mais leve, como o Instant Age Rewind (Maybelline).

produtos-maquiagens-para-pele-madura-base-blush-iluminador
  • Produtos em pó, cuidado

Para produtos em pó, o ideal é que não sejam aplicados em excesso nem que sejam de composição pesada - como uma base em pó.

pó-maquiagem-para-pele-madura

Um pó solto, translúcido, faz um ótimo trabalho de selar a pele madura, como o da Payot ou o Pó Mineralize da MAC. Normalmente evito o uso de blushes e iluminadores em pó na pele madura, pois o podem deixar o aspecto pesado e muito marcado nas linhas, prefiro os cremosos.


Gostou das dicas para maquiar peles maduras? Para aprender mais sobre maquiagem profissional entre em contato comigo!

maquiadora-curitiba-noivas-debutantes-eventos-su-macedo


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

base cc cream maquiagem maquiagem profissional maybelline pele pele madura skincare soap brows sobrancelhas

Quem viu também curtiu

21 de Dez de 2022

Dia da Noiva - com quem se arrumar?

27 de Mar de 2024

O que é a prévia da noiva?

21 de Dez de 2022

A base universal - colorimetria na maquiagem

Logo do Whatsapp