13/03/2024 às 19:52 Beleza Real Moda & Beleza Pele

Desmascarando 5 mitos de maquiagem

861
3min de leitura

Mitos de maquiagem que sempre te contaram - mas não são verdadeiros 🤫

Como saber meu tom de base? 

Teste no pescoço e maxilar! O tom correto é aquele que não dá diferença entre a sua pele e o produto. É aquele que se mescla perfeitamente 😉

Como aplicar o corretivo nas olheiras?

Corretivo no tom da pele + corretivo mais claro (caso queira iluminar). Atenção às olheiras pigmentares e vasculares, para este tipo é indicado também o uso de corretivos coloridos (colorimetria🌈) para uma cobertura mais eficiente. 

Veja mais sobre os tipos de olheiras neste breve artigo da SBD-RS (Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção Rio Grande do Sul).

Como fazer o contorno do rosto? Afinar o nariz?

Lembre que cada rosto é um! Não existe um "molde" de contorno que dê certo em todo mundo. Cada um deve adaptar a maquiagem àquilo que deseja e faça-lhe sentir bem. Esqueça essas pinturas difundidas nas redes sociais 👆

Jogos de luz e sombra não são novidade na maquiagem - basicamente onde é iluminado irá aumentar/destacar, e onde é escurecido (contornado) irá diminuir.

Caso deseje fazer contorno, recomendo a versão em pó (é mais leve) e conforme aplicar já esfumar pra ficar mais natural. A versão em creme requer um pouco mais de prática, mas a recomendação é a mesma: esfume logo após a aplicação.

Rímel seco e empelotado. Dá pra amolecer? 

Máscaras de cílios têm validade de 6 a 12 meses, verifique a embalagem do seu produto. Venceu? Nem hesite, é lixo! 

Se o rímel estiver dentro da validade mas com consistência seca, cuidado com as supostas "dicas" de "pingar soro fisiológico" ou "aquecer no banho maria/microondas". Este tipo de coisa pode interferir na composição do produto e é medida paliativa pra tentar consertar uma máscara que provavelmente já não está mais adequada pra uso, embora dentro da validade. 

Caso o rímel seja novo e esteja com gruminhos, rotacione gentilmente o pincel dentro do tubinho, tirando os excessos nas bordas ou num lenço de papel. Evite os movimentos de "pump" ou de bombear, pois isso estraga a escovinha, além de permitir a entrada de mais ar no tubinho, acelerando o envelhecimento do produto.

Gosto de guardar o pincel (escovinha) de máscaras antigas (depois de higienizadas e secas, claro), para usar em outras máscaras minhas no futuro. Grande parte da mágica está no pincel (escovinha), e não no produto em si.😍 Especialmente nos da Lancôme que são caros e maravilhosos!

Blush é só pra dar "corzinha" de saúde? 

Blushes e produtos em pó em geral (pó compacto e bronzer, por exemplo) são excelentes multi-uso! Experimente usar aquele blush rosinha como sombra para os olhos - uma cor inédita, menos espaço na sua nécessaire e maior utilidade ao produto! 👏

Batom vermelho - quem pode usar?

❤ Quem quiser! Se gosta, use! 

Existem tonalidades de vermelho que harmonizam melhor com cada subtom de pele. Vale pesquisar qual é o seu, mas nada é (ou não deveria ser😜) impeditivo de usar um batom vermelho.

Vermelhos mais azulados combinam mais com subtons de pele mais frios. Ex: Russian Red e Ruby Woo, ambos da MAC

Vermelhos mais alaranjados vão melhor com subtons de pele mais quentes. Ex: Lady Danger, Morange e Vegas Volt, todos da MAC

Gosto muito desta cartela de tons de vermelho para decoração elaborada pela TuaCasa, olha só:

Quer aprender mais sobre automaquiagem? Entre em contato comigo e vamos conversar!


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

base batom vermelho blush colorimetria contorno maquiagem maquiagem profissional mitos de maquiagem olheiras rímel subtom tom de pele

Quem viu também curtiu

21 de Dez de 2022

Dia da Noiva - com quem se arrumar?

27 de Mar de 2024

O que é a prévia da noiva?

03 de Abr de 2024

A base universal - colorimetria na maquiagem

Logo do Whatsapp