20/07/2020 às 03:00 Novidades Moda & Beleza

Sebrae publica orientações aos salões de beleza em tempos de pandemia

197
2min de leitura

A pandemia do COVID-19 alcançou tudo e todos, ninguém estava preparado, muito menos o setor de beleza. No entanto, com regras mais rigorosas de alguns estados que a princípio já enfrentaram momentos de pico, e com maior aderência da população às medidas de isolamento, têm sido possível a retomada lenta e gradual de alguns serviços, como os salões de beleza.

O SEBRAE fez orientações aos serviços de beleza muito pertinentes, sendo a primeira delas: “TRABALHE COMO SE TODOS ESTIVESSEM INFECTADOS”, relembrando sobre o período de incubação do vírus (de 4 a 14 dias) e a possível transmissibilidade dos assintomáticos (quem não apresenta os sintomas da doença). Ou seja, tratar como se todos os colegas de trabalho e clientes estivessem doentes, no sentido de redobrar os cuidados com EPI’s, ventilação dos ambientes, materiais de trabalho, celulares, etc.

A segunda orientação foi a “ATENÇÃO AOS DECRETOS”. Neste momento de incertezas cada ente está tomando suas medidas, e isso gera uma insegurança jurídica enorme.  Então se você tem seu salão de beleza, trabalha em um salão, é autônoma ou até mesmo cliente, fique de olho nas notícias locais do seu município e estado, pois as alterações têm sido quase que diárias.

Outra orientação para retomada gradual e segura dos negócios de beleza, é a não realização de serviços simultâneos no mesmo cliente. Por exemplo, uma manicure e uma pedicure cuidando da mesma cliente ao mesmo tempo, exceto se for possível respeitar o distanciamento mínimo entre profissionais e cliente.

No que alcança as makes especificamente, o SEBRAE instrui que os maquiadores utilizem as máscaras de pano (trocando a cada 3h, ou antes, caso esteja úmida) + face shield, além de aumentar a quantidade de pincéis, tendo praticamente 1 kit pré separado para cada cliente. Recomenda-se também o fracionamento das maquiagens, a fim de evitar encostar o pincel “contaminado” de volta ao produto original.Cuidado essencial que bons profissionais já tomavam antes de todo cenário de pandemia, utilizando essas plaquetas de inox, por exemplo. Facilmente higienizáveis e indispensáveis para separar os produtos a serem utilizados na cliente.     
Outra recomendação interessante é a forma de higienização dos materiais dos maquiadores, sobretudo pincéis: molho por 15 minutos em solução de clorexidina a 2% (seguindo a diluição de 100ml de clorexidina para 1L de água).Há orientações para cada tipo de negócios: barbearias, esmalterias, depilação, estética, cabeleireiros, etc. Confira as orientações na íntegra aqui, e o e-book aqui!Obrigada pela leitura!Dúvidas? Mande uma mensagem!
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

contaminacao cruzada covid 19 pandemia salao de beleza Sebrae

Quem viu também curtiu

03 de Abr de 2024

A base universal - colorimetria na maquiagem

13 de Mar de 2024

Como clarear o cabelo em casa sem tinta?

13 de Mar de 2024

Desmascarando 5 mitos de maquiagem

Logo do Whatsapp